sexta-feira, 16 de julho de 2010
VINHO E FRIO: ESPANHA PAÍS DO VINHO
A Espanha é o país com a maior área de vinhedos do mundo.
Ocupando mais de 80% da Península Ibérica, seu território possui diversos microclimas, conforme sua constituição geográfica e suas diferentes relações com o Oceano Atlântico, o Mar Mediterrâneo, a França e Portugal.
Podemos agrupar as localidades produtoras de vinhos em regiões, segundo suas características geográficas e climáticas, constituindo setores que compartilham condições similares para a produção de vinhos.
Apesar de não ser uma classificação oficial, essa divisão facilita a percepção dos diversos terroir existentes no país. Apresentamos aqui as "regiões" do vinho espanhol e dentro de cada uma delas as Denominaciónes de Origem (DO) ali situadas.
--------------------------------------------------------------------------------
Regiões
Espanha possui as seguintes regiões vinícolas:
Andalucia
Castilla Y León
Cataluña
Costa Valenciana - Murcia
Extremadura
Galícia
Ilhas Atlânticas
Ilhas Mediterrâneas
La Mancha - Madrid
Norte Central
--------------------------------------------------------------------------------
Classificação dos Vinhos Espanhóis
A Espanha iniciou em 1997 o estudo de uma nova legislação sobre o vinho. Após 6 anos de discussão entrou em vigor em julho de 2003 a nova “Ley de la Viña y del Vino” substituindo o antigo “Estatuto de la Viña, del Vino y los Alcoholes” de 1970.
Apesar de persistirem controvérsias quanto às novas definições, a nova legislação vem impulsionando a modernização da vinicultura espanhola, com o surgimento de novas Denominaciónes de Origem (DO), o crescimento das exportações e a elevação de conceito internacional dos vinhos espanhóis.
A nova lei criou novas categorias de vinhos e melhorou a definição das existentes, representando importante avanço junto às determinações da União Européia e à competitividade exigida pelo comércio internacional.
Uma novidade importante é a categoria de “Vinho de Qualidade com Indicação Geográfica”, abrigando vinhos de maior qualificação e personalidade que os Vinhos de Mesa e Viños de la Tierra e servindo como categoria ascencional para as DO.
Essa categoria equivale hierarquicamente à IGT da Itália e aos vinhos Regionais de Portugal.
VINO DE MESA com direito à menção tradicional VINO DE LA TIERRA
Que tenha sido delimitado levando-se em conta determinadas condições ambientais e de cultivo que possam conferir aos vinhos características específicas.
VINOS DE CALIDAD CON INDICACIÓN GEOGRÁFICA
Produzido e elaborado com uvas procedentes de uma determinada região, comarca ou localidade, cuja qualidade, reputação ou características se devam ao meio geográfico, ao fator humano ou a ambos, no que se refere à produção da uva, à elaboração do vinho e a seu envelhecimento.
DENOMINACIÓN DE ORIGEN (DO)
É o nome de uma determinada região, comarca ou localidade que tenha sido reconhecido administrativamente para designar vinhos que cumpram as condições de a) terem sidos elaborados na região com uvas dali procedentes; b) desfrutar de um elevado prestígio nos meios comerciais com relação à sua origem; c) cuja qualidade e características se devam fundamental ou exclusivamente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos; d)além disso, haver transcorrido pelo menos cinco anos desde seu reconhecimento como Viño de Calidad com Indicação Geográfica.
AS DOs são regulamentadas e fiscalizadas pelo Conselhos Reguladores, que cuidam das delimitações de território, seleção e autorização de variedades de uvas, determinação e acompanhamento do plantio de vinhedos, análise dos vinhos produzidos e sua certificação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hola guapos!!!
ResponderExcluirQuiero dejar aqui mis felicitaciones por el atelier y su gastronomia...Ese rinconsito español alegre y todo muy rico... No me olvidare de este encuentro .... Me encanto todo y muchisimo los vinos con sabor de nuestra tierra!! Viva España y Viva Brasil!!!!
En hora buena y hasta pronto!!!