domingo, 14 de novembro de 2010

FESTAS DA ESPANHA










Espanha é um pais festivo o ano inteiro, sao muitas comemoraçoes em todo o seu territorio, por tanto, escolhemos algumas festas, as mais famosas, para falarmos aqui:

O carnaval
Em Fevereiro, máscaras e "botargas", gigantes e diabos são os protagonistas das primeiras festas do ano em Espanha. Os carnavais de Lanz (Navarra) com as suas personagens mitológicas (Ziripot e Zaldico) falam-nos de tradições milenárias, como os de Villanueva de la Vera (Cáceres) com a queima do boneco Pero-Palo. O carnaval assume uma dimensão satírica e bufa em Cádiz com as suas charangas e reveste-se de festa espectacular em Tenerife e Las Palmas de Gran Canária, que rivalizam em cromatismo e beleza.
O fogo e a pólvora são protagonistas em Março. Valência celebra as tradicionais "fallas" com todo o talento, algaravia e paixão que esta festa, de fama universal, tem por norma, na queima dos ninots ou bonecos "falleros".

A festa religiosa
A Semana Santa é a festa religiosa por preferência, na qual a tradição conserva marcas indestrutíveis. As procissões das confrarias e a beleza dos "pasos" (andores) cobram especial relevância em lugares como Sevilla, Valladolid, Zamora, Murcia e Cuenca.

Feiras e romarias
A feira de Abril em Sevilha durante uma semana é consagrada com o colorido do seu folclore e à exaltação da alegria. Espectacular e cheia de cor é também a celebração da festa de moros y cristianos em Alcoy, que possui uma máxima expressão de riqueza e tipismo.
São centenas de romarias ou festas campestres que se realizam por toda a Espanha. Algumas com uma grande tradição são "La Caballada" de Atienza (Guadalajara) e "A rapa das bestas" (Captura de cavalos selvagens) da serra de La Groba (Galiza), contudo a mais conhecida, quanto ao clamor popular e beleza, é a do Rocío em Almonte (Huelva), em honra da Virgem.
O Corpus Christi, em Toledo, é uma festa religiosa de grande importância com procissão e desfile de confrarias centenárias. Esta celebração tem uma grande relevância em Camuñas (Toledo) e Berga (Barcelona).

Os ritos do estio
A noite de S. João, no mês de Junho, deixa-nos festas emblemáticas como a da passagem do fogo em San Pedro Manrique (Soria) e a dos Caragols de Ciudadella, na ilha de Menorca.
Julho é o mês dos Sanfermines de Pamplona. Os seus famosos encerros taurinos e a sua grande participação popular deram a volta ao mundo. Feiras e Romarias como a galega de Ribarteme e os seus resucitados de Santa Marta ou a asturiana da boda vaqueira manifestam a profusão de festas que os ritos da colheita originam em Espanha.
Elche, no sul da província de Alicante, é protagonista de outra festa de renome nacional: "o Mistério", que se celebra no mês de Agosto e que comemora a Assunção da Virgem aos céus.

As festas maiores e o Folclore
As chamadas Fiestas Mayores de La Alberca (Salamanca), Vejer de la Frontera (Cádiz), Toro (Zamora), Ondarroa (Vizcaya), Logroño e muitas outras realizam-se entre os meses de Agosto e Outubro.
O Natal fecha o ciclo festivo do ano e tem em Espanha particularidades dignas de menção, como os tradicionais presépios e os desfiles da Epifania (Reis Magos).
O folclore é a expressão dos sentimentos e dos sabores mais profundos e entranháveis do povo espanhol. Quase todas as regiões possuem um rico tesouro próprio de bailes e canções que inspiram muitos dos espectáculos públicos de carácter lírico ou coreográfico. Das mais conhecidas expressões da dança popular espanhola destacam-se a muñeira galega, as jotas aragonesas e valencianas, a sardana catalã, o zortzico basco e as sevilhanas andaluzas.

Tomatina
A Tomatina é uma das festas mais conhecidas internacionalmente da Espanha é celebrada na cidade de Buñol, em Valencia, na última quarta-feira de Agosto. A festa consiste em atirar tomates aos outros participantes.

Um comentário:

  1. Hola guapos..... Si, las fiestas.... Que ganas tengo de pasar en lo grande con vosotros por allá
    Bezotes

    ResponderExcluir