terça-feira, 6 de julho de 2010

ENSALADILLA RUSA



Apesar da popularidade da salada em Espanha e o Cone Sur, pode-se dizer que sua origem é realmente russa, pois foi inventada nos anos 1860 por Lucien Olivier, chef do restaurante Hermitage (Эрмитаж), um dos restaurantes mais conhecidos de Moscovo que cedo faria deste prato sua senha de identidade. A versão original servia-se fria e levava uma espécie de vinagreta, e é por esta razão pela que esta receita a denominam em outros países como salada Olivier, em honra a seu inventor. Os ingredientes que empregava a receita original de Olivier eram caros (por exemplo empregava carne de venado) e sua composição bem como sua preparação eram um segredo oculto tanto por Olivier como pela família que regentaba o Hermitage. Quando o Hermitage fechou no ano 1905 a receita original se perdeu inexoravelmente, sendo impossível a reproduzir hoje em dia devido à inexistência de documento ou receita que descreva sua elaboração exacta.

O prato trascendeu para além dos Urales, e se expandiu a Ucrânia onde se lhe agregaram ingredientes mais baratos tais como: guisantes ternos e pepinos encurtidos e o venado foi substituído por frango. Actualmente é um dos platos que mais se consomem na Rússia e Espanha, talvez, por não ser um prato laborioso e do qual se pode saciar suficientes comensales nas festividades familiares. O prato tem diferentes variantes. Nas cidades próximas ao extremo oriente da Rússia agregam-lhe arenque e também pepinos não encurtidos. No sul da Rússia, nas inmediaciones de Volgogrado, agregam-lhe vinagreta, cenoura e ovo

Na Espanha é conhecida de Norte ao Sul, variando seus ingredientes, como por exemplo no Sul em alguns lugares se usa o atum, camaroes. No norte, carne e assim por diante. Alguns especialistas en culinaria espanhola afirma que a origem desse prato é espanhola e se fundiu com a Russa e que seu nome de Ensaladilla Rusa nao é por sua origem e sim por sua aparencia que parece uma montanha nevada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário