terça-feira, 6 de julho de 2010

GAZPACHO





Conhece-se como gazpacho na atualidade um tipo de preparação culinária que consiste na elaboração de uma sopa/refresco com pães, azeite de oliva, vinagre e hortaliças cruas: geralmente tomate, pepino, pimentão, cebola e alho.

Serve-se fresco em meses ensolarados de verão. Sua cor varia desde o laranja pálido até o vermelho, dependendo do tipo de tomate usado. A origem do gazpacho de hoje é incerta, mas tradicionalmente é considerado um prato do interior da Andaluzia (Espanha), onde o azeite de oliva e os produtos da horta são abundantes e os verões muito secos e quentes. Por esses motivos, é conhecido como gazpacho andaluz.

Alguns autores afirmam, em tom de brincadeira, que o gazpacho “tem raízes, mas não história”. Ele tem sofrido diversas modificações no decorrer da história culinária espanhola, mas na atualidade pertence à comunidade mediterrânea e se expandiu por todo o mundo como um prato espanhol.

O grande conceito desta receita é apenas um: “a elaboração de sopas frias e refrescantes para o verão”. Vimos que o gazpacho foi elaborado durante os séculos pelos camponeses espanhóis para enfrentar o verão rigoroso.

Consiste em um prato muito saudável, no qual encontramos fibras, óleos crus, vitaminas, carboidratos e, além de tudo, um sabor intenso – mas suave – de ingredientes frescos, proporcionando uma fácil digestão e uma sensação de bem-estar nos dias escaldantes do nosso verão

Nenhum comentário:

Postar um comentário