segunda-feira, 27 de junho de 2011
un ano de Don Qvixote na Chapada...
Viagens Gastronômicas ....
Apresentando o desfrute da alta culinária com os cinco sentidos...
Com muita alegria e prazer pelo que fazemos...
Un ano de muitas invençoes, sabores ...
Amigos, clientes, parceiros...
Agradecemos a todos.
Viva a Chapada... Aqui é lindo!
domingo, 26 de junho de 2011
FESTAS JUNINAS NO MUNDO
Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".
Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.
Festa junina caipira.As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.
No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.
Em Portugal há arraiais com foguetes, assam-se sardinhas e oferecem-se manjericos, as marchas populares desfilam pelas ruas e avenidas, dão-se com martelinhos de plástico e alho-porro nas cabeças das pessoas principalmente nas crianças e quando os rapazes se querem meter com as raparigas solteiras.
No nordeste brasileiro, O forró assim como ritimos aparentados tais que o baião, o xote, o reizado,o samba-de-coco e as cantigas são danças e cançoes típicas das festas juninas.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
ILHAS CANÁRIAS ESPANHA
As Ilhas Canárias situam-se a 60 milhas da costa marroquina. Ao longo do ano, tem sempre temperaturas agradáveis, de forma contínua. Algumas pessoas chamam-lhes "La primavera constante".
No total, são sete ilhas (Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, Tenerife, La Palma, Gomera e Hierro) e algumas ilhotas mais pequenas (Alegranza, Graciosa, Montaña Clara, Roque Este, Roque Oeste e Lobos). Curiosamente, todas elas são diferentes umas das outras.
As Ilhas Canárias são também conhecidas como as "Ilhas Felizes", o "Jardim dos Hespéridas" e "Atlântida". Alguns historiadores afirmam que o lendário continente de Atlântida se situava neste local. As ilhas foram descobertas em 1496 por Cristóvão Colombo.
São ilhas de origem vulcânica. As suas paisagens do tipo surrealista e lunar não são parecidas com nada que seja encontrado na Europa ou em África.
Embora o continente mais próximo seja África, as Ilhas Canárias pertencem a Espanha.
Tenerife é a maior das Ilhas Canárias. É uma combinação entre um paraíso tropical e uma paisagem vulcânica. O Monte Teide, com o seu pico coroado de neve tem fama mundial.
A Gran Canaria tem algumas praias deslumbrantes e é um bom local para sair: a vida nocturna é excelente. É famosa pelas suas maravilhosas bananas e pelos deliciosos tomates.
Fuerteventura possui as melhores praias de todas as ilhas, ficando pertíssimo do Deserto do Sahara.
La Gomera tem um terreno acidentado e montanhoso, que lhe confere um carácter muito exótico. Recomendamos que visite os bosques da ilha, um verdadeiro paraíso natural: estão protegidos pelo governo. A capital da ilha, La Gomera de San Sebastián, tem mais de 6000 habitantes e muitos monumentos interessantes para visitar. Para aqui chegar, o melhor é tomar o ferry no porto de Tenerife. Demora apenas 75 minutos de ferry e 35 de hovercraft.
Chegar a La Palma é chegar a "La Isla Bonita", assim chamada devido à sua extraordinária beleza. A sua capital é Santa Cruz.
As Ilhas Canárias têm mais de 1000 km de litoral. A maior parte da areia das praias é branca, embora algumas praias de Tenerife tenham areia dourada, trazida do Sahara. Há 13 campos de golfe nas ilhas, cerca de 140 reservas naturais, 4 parques nacionais e centenas de vulcões. As Ilhas Canárias tornaram-se num dos destinos turísticos mais populares do planeta. Particularmente, é maciçamente visitada por europeus.
FILME DIETA MEDITERRANEA ... VOCÊ JÁ VIU?
A comédia romântica espanhola nos apresenta a história de Sofia, a melhor cozinheira do mundo, e dos dois homens que a ajudaram a transformá-la numa lenda.
Dieta Mediterrânea é uma comédia romântica dirigida por Joaquín Oristrell e conta a história de Sofia, uma menina que cresceu ajudando os pais em um restaurante e, em meio a uma personalidade imprevisível, ela se torna uma talentosa chef de cozinha e acaba se apaixonando por dois homens.
Sofia (Olivia Molina) nasceu prematuramente, em uma barbearia rodeada de homens. Nos 15 anos seguintes ela vive em meio às mesas e fogões do restaurante de seus pais. Já adulta, se casa com Toni (Paco León) e com ele tem três filhos. Só que, ao mesmo tempo em que ama seu marido, se apaixona por Frank (Alfonso Bassave), o agente que todo artista gostaria de ter. Com Frank ela aprende os segredos da gastronomia. Logo o trio firma um acordo profissional, que altera a forma de cozinhar de Sofia.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
VIAGEM GASTRONOMICA NO DON QVIXOTE... É UM GRANDE SUCESSO...
Assinar:
Postagens (Atom)