quarta-feira, 16 de março de 2011
SABORES DE MATO GROSSO
Os primeiros habitantes do Mato grosso instalaram- se na região, no final do século XVI, época da descoberta do ouro na região centro- oeste do Brasil . Esta região, recebeu imigrantes portugueses, espanhóis e paraguaios, assim como os mineiros, paulistas e nordestinos e mais tarde paranaenses e gaúchos. Todas estas culturas, além da indígena influenciaram fortemente a culinária do Mato Grosso.
O peixe é o prato mais popular nas mesas mato-grossenses, tanto pela influência indígena como pela fartura de peixes nos rios da região além dos muitos centros de piscicultura onde a produção do peixe é feita em tanques. Entre os peixes preferidos para o consumo estão : o pacu assado ou cozido, a piraputanga frita ou na brasa, o curimbatá, o dourado, o pintado com o qual é feita a famosa mojica de pintado, o cachara na brasa e o jaú. Os mato-grossenses gostam de temperos fortes como a pimenta malagueta e utilizam com freqüência como acompanhamento de seus peixes o pirão de caldo de peixe e a banana da terra frita ou como farofa de banana.
Outro alimento bastante tradicional na região, mas que está perdendo seu espaço é o pacu seco; devido a falta do refrigerador e a abundância de peixe, o pacu era salgado e colocado ao sol para secar e então comercializado até mesmo em outros estados.
Além dos típicos peixes da região , ainda existem outros pratos muito consumidos na região como: Maria Isabel que é o arroz com carne seca, a carne seca com banana-da-terra, o Furrundu que é um doce de mamão e rapadura de cana.
O guaranazinho ou guaraná de ralar é uma bebida muito consumida na região no desjejum, principalmente pelos mais idosos, acompanhada do tradicional bolo de queijo ou de arroz. Ainda existem os apreciados aperitivos típicos da região como o licor de Pequi, de caju, de mangaba entre outros.
Além das influências nacionais, a culinária mato-grossense também recebeu influência dos vizinhos de fronteira como do Paraguai de onde vieram as chipas ( variação do pão de queijo mineiro) , a sopa paraguaia ( feita com milho, cebola e queijo) o tererê (preparado à base de erva mate mas gelada).
Fhttp://www.mtcidades.com.br/coisasdematogrosso/gastronomia/receitas/receitas.htmONTE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
que deliciaaaaaa
ResponderExcluir