quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CHAPADA ... VALE A PENA CONHECER... PARADISE NATURAL!











Chapada dos Guimarães localiza-se cerca de 69km ao norte de Cuiabá, no centro do Estado de Mato Grosso no planalto que funciona como divisor de águas entre a Bacia do Prata e a Bacia Amazônica.

Chapada dos Guimarães Paisagem fantástica

Bem no centro geodésico da América do Sul, está a Chapada dos Guimarães, palco de uma paisagem fantástica e muito misticismo, além de ser cortada pelo paralelo 15° sul, uma linha imaginária que passa também por Porto Seguro, Brasília e Lago Titicaca. Segundo as antigas profecias do padre Italiano Dom Bosco, estes lugares seriam beneficiados energeticamente. Talvez por esse motivo, a Chapada dos Guimarães seja um antigo reduto de místicos e esotéricos.

Existem estudos que indicam que povos indigenas consideravam o lugar como uma TERRA SAGRADA, na qual vinham para se curarem de doenças físicas e espirituais. Conhecemos relatos de indigenas da etnia Bororo que contam que aqui vinham a familia do enfermo para se curarem e juntos ficavam nesse território até que o doente se recuperasse, muitos sobreviviam e outros morriam, tornando a Chapada um dos maiores cemitérios indigenas do país.

Outra curiosidade sao os fósseis de conchas marinhas encontrados no alto das escarpas de arenito parecem provar que a Chapada, há 500 milhões de anos, era fundo de oceano. Ao longo da existência da Terra, o local também já foi coberto por florestas tropicais e habitat de dinossauros, até adquirir a paisagem atual. Para proteger essa importante amostra de fauna e flora do cerrado brasileiro foi criado, em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ali estão cachoeiras, grutas, cavernas, morros e formações rochosas em meio a cânions de arenito com até 350m de altura. Seu cartão postal é a Cachoeira do Véu da Noiva, com 86m de queda.

Existem também muitos mirantes naturais que proporcionam vistas incríveis das planícies do Centro Oeste brasileiro e até do Pantanal. Esse cenário exuberante tem sido um dos lugares preferidos de místicos em busca de energias positivas e de contactos com extras terrestres.

Mas, independente de sua crenças, Chapada é um paraiso natural, com diversas cachoeiras, trilhas, rios, passeios incriveis que nao deixam a desejar a nenhum turista buscando conhecimento e tranquilidade.

ACESSO

Por Terra: A partir de Cuiabá, seguir pela Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) por asfalto até a sede do parque. Na maioria das capitais saem ônibus diretos para Cuiabá. De Cuiabá à Chapada há linhas de ônibus comuns, com horários especiais nos domingos e feriados.

Por Ar: Em todas as companhias aéreas há vôos diurnos ou noturnos que saem das capitais brasileiras até Cuiabá.

HISTÓRIA

Os primeiros habitantes da Chapada foram os índios Caiapós, Guaicurus, Bororós e Paiaguás. No século XVI os bandeirantes chegaram à região em busca de riquezas naturais. A vila começou a se formar com a chegada dos jesuítas em 1751. Nessa época foi construída a Igreja Nossa Senhora de Santana. A cidade também cultivou a cana-de-açúcar e desenvolveu a pecuária. Com a Guerra do Paraguai, porém, a região entra em declínio e só vem a se recuperar no século XX com a mecanização da cultura e a expansão da pecuária. Atualmente a cidade tem uma população de doze mil habitantes. A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães deu-se no ano de 1751. O primeiro homem branco a instalar-se em Chapada dos Guimarães foi o paulista Antônio de Almeida Lara que, por volta de 1722, abrindo a sua fazenda, depois engenho do Buriti. Lara chegou a Cuiabá em 1720 numa das levas de bandeirantes pioneiros. Em 1721, como fazia pesquisas auríferas Rio Coxipó acima, tudo leva a crer tenha sido ele um dos fundadores do Arraial da Forquilha. A primeira denominação foi Sant’Ana da Chapada, nome da célebre missão dos jesuítas comandada pelo padre Estevão de Castro. Mais tarde, o nome foi alterado para Chapada de Cuiabá. Não demorou muito e o nome foi novamente modificado, desta feita para Sant’Ana da Chapada de Guimarães. Nesta ocasião governava a Capitania de Mato Grosso o Capitão General Luíz Pinto de Souza Coutinho - Visconde de Balsemão, que, acatando sugestão de portugueses naturais da cidade de Guimarães, acrescentou à denominação de Sant’Ana da Chapada o termo de Guimarães. Outra fonte dá o termo como homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição do mesmo Visconde de Balsemão. Em 1814, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial nº 219 de 11 de dezembro de 1848, a localidade transformou-se em Distrito Administrativo. O Distrito de Paz de Chapada foi criado em 1875. O município, com o nome de Chapada dos Guimarães, foi criado em 15 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 701. Em 1994, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso pretendeu retornar a denominação de Chapada dos Guimarães para Chapada de Guimarães. A lei foi vetada pelo executivo permanecendo Chapada dos Guimarães.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
31 de Julho

CARACTERÍSTICAS

Aventura, esoterismo, história, cultura, gastronomia, um roteiro completo! Considerada como o centro geodésico (eqüidistante dos oceanos Atlântico e Pacífico) da América do Sul, a Chapada dos Guimarães atrai cada vez mais turistas devido às suas diversas atrações e seu lado místico. Além disso possui um lado histórico bastante interessante com diversos sítios arqueológicos espalhados pela região.

CLIMA

O clima de Chapada dos Guimarães é o tropical (Aw). No início da primavera começa o período chuvoso que se estende até o início de abril, que é o período de calor. A partir deste período, no outono, inicia-se gradativamente a estiagem, que se fortifica no inverno. É nestas duas estações que as frentes frias e incursões polares mais significativas do ano chegam à região. O clima passa a ser frio à noite e ameno/pouco quente durante o dia. As geadas são raras, registrando-se a cada cinco anos. Temperaturas negativas são muito raras, em média uma a cada dez anos. Chapada dos Guimarães possui o recorde de segunda menor temperatura do estado de Mato Grosso , -4,6°C no dia 18 de julho de 1975, atrás apenas de Cáceres.

TEMPERATURA MÉDIA

27 ºC

2 comentários:

  1. Fernandez e Emanuela6 de agosto de 2011 às 16:47

    Muito lindo mesmo esse lugar, um paradise natural sim. Conhecemos muitos lugares no mundo inteiro, mas Chapada tem um ar misterioso e charmoso que nao deixa a desejar em lugar nenhum desse mundao... Inclusive o Restaurante Don Qvixote faz parte desse charme ebom gosto da cidade, parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Chapada dos Guimaraes é o nosso Retiro, nosso relax, nosso desfrute!!! A cidade é uma graça, as pessoas simpaticas e o Don Qvixote combina com tudo isso, algumas horas de desfrute total, alta culinaria, bons vinhos, atendimento personalizado. Fazemos questao de visitar Chapada todo ano e agora que descobrimos o Don Qvixote, perfeito.Obrigado por nos receber tao bem!!!!

    ResponderExcluir