domingo, 21 de novembro de 2010

Flamenco e dieta mediterranea são Património da Humanidade











UNESCO nomeou o flamenco e a dieta mediterrânica como Património da Humanidade. Foram também classificadas a Ópera de Pequim, a gastronomia francesa e a comida tradicional mexicana.
Maria Luiza Rolim(www.expresso.pt), Agências
17:08 Quarta feira, 17 de Novembro de 2010

O Comité da UNESCO-Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura , reunido em Nairóbi, incluiu o flamenco e a dieta mediterrânica na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Foram apreciadas 47 candidaturas procedentes de vários países, e aprovadas 46.

O flamenco foi declarado Património da Humanidade porque, no entender do comité, este género de música espanhola "expressa toda uma gama de sentimentos e estados de espírito como tristeza, alegria, tragédia e medo, caracterizados por letras expressivas com concisão e simplicidade. O baile flamenco é uma dança de namoro e paixão".

Cozinha pela primeira vez na lista


Pela primeira vez, a UNESCO decidiu incluir a cozinha na lista de Património da Humanidade. A começar, este ano, pela dieta mediterrânica - à base de azeite, cereais, fruta, verdura, carne em moderação, peixe e lacticínios -, proposta conjunta de Espanha, Itália, Grécia e Marrocos. De acordo com o comité, "a dieta mediterrânica não compreende apenas a alimentação, já que é um elemento cultural que propicia a interação cultural".

Foram também classificadas a gastronomia francesa, em especial pela tradição de celebrar acontecimentos familiares à volta da mesa, e a comida tradicional mexicana.

A lista é diversificada. A Espanha saiu vitoriosa, com todas as cinco candidaturas apresentadas aprovadas, três em exclusivo. Além do flamenco, foram também classificados o Canto de la Sibila , drama litúrgico e um canto gregoriano que se interpretam na missa do Galo nas igrejas de Maiorca e que ainda mantém as características da época medieval, e os Castells , uma manifestação típica da Catalunha, com mais de 200 anos. Consiste no levantamento de torres humanas, formadas por homens e mulheres de todas as idades, acompanhadas por música característica.

Em conjunto com outros países, Espanha apresentou a candidatura da dieta mediterrânica e, ainda, a da cetraria (arte medieval de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves para a caça), proposta também pelos Emirados Árabes Unidos, Bélgica, República Checa, França, Coreia, Mongólia, Marrocos, Qatar, Arábia Saudita e Síria.

Ópera e acupuntura chinesa


Além da Ópera de Pequim , a UNESCO classificou também a medicina tradicional chinesa. Assim, a acupuntura e a moxabustão (técnica terapêutica à base de ervas, baseada nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados pela acupuntura), passaram a integrar a lista do Património da Humanidade.

Entre outras manifestações tradicionais, receberam ainda a denominação de Património da Humanidade o baile ritual peruano da Huocanada, o festival de luta em azeite de Kirpinar , na Turquia, e os cantos coreanos de Gagok .

A candidatura do fado, apresentada por Portugal, só será apreciada pela UNESCO em setembro de 2011.

domingo, 14 de novembro de 2010

FESTAS DA ESPANHA










Espanha é um pais festivo o ano inteiro, sao muitas comemoraçoes em todo o seu territorio, por tanto, escolhemos algumas festas, as mais famosas, para falarmos aqui:

O carnaval
Em Fevereiro, máscaras e "botargas", gigantes e diabos são os protagonistas das primeiras festas do ano em Espanha. Os carnavais de Lanz (Navarra) com as suas personagens mitológicas (Ziripot e Zaldico) falam-nos de tradições milenárias, como os de Villanueva de la Vera (Cáceres) com a queima do boneco Pero-Palo. O carnaval assume uma dimensão satírica e bufa em Cádiz com as suas charangas e reveste-se de festa espectacular em Tenerife e Las Palmas de Gran Canária, que rivalizam em cromatismo e beleza.
O fogo e a pólvora são protagonistas em Março. Valência celebra as tradicionais "fallas" com todo o talento, algaravia e paixão que esta festa, de fama universal, tem por norma, na queima dos ninots ou bonecos "falleros".

A festa religiosa
A Semana Santa é a festa religiosa por preferência, na qual a tradição conserva marcas indestrutíveis. As procissões das confrarias e a beleza dos "pasos" (andores) cobram especial relevância em lugares como Sevilla, Valladolid, Zamora, Murcia e Cuenca.

Feiras e romarias
A feira de Abril em Sevilha durante uma semana é consagrada com o colorido do seu folclore e à exaltação da alegria. Espectacular e cheia de cor é também a celebração da festa de moros y cristianos em Alcoy, que possui uma máxima expressão de riqueza e tipismo.
São centenas de romarias ou festas campestres que se realizam por toda a Espanha. Algumas com uma grande tradição são "La Caballada" de Atienza (Guadalajara) e "A rapa das bestas" (Captura de cavalos selvagens) da serra de La Groba (Galiza), contudo a mais conhecida, quanto ao clamor popular e beleza, é a do Rocío em Almonte (Huelva), em honra da Virgem.
O Corpus Christi, em Toledo, é uma festa religiosa de grande importância com procissão e desfile de confrarias centenárias. Esta celebração tem uma grande relevância em Camuñas (Toledo) e Berga (Barcelona).

Os ritos do estio
A noite de S. João, no mês de Junho, deixa-nos festas emblemáticas como a da passagem do fogo em San Pedro Manrique (Soria) e a dos Caragols de Ciudadella, na ilha de Menorca.
Julho é o mês dos Sanfermines de Pamplona. Os seus famosos encerros taurinos e a sua grande participação popular deram a volta ao mundo. Feiras e Romarias como a galega de Ribarteme e os seus resucitados de Santa Marta ou a asturiana da boda vaqueira manifestam a profusão de festas que os ritos da colheita originam em Espanha.
Elche, no sul da província de Alicante, é protagonista de outra festa de renome nacional: "o Mistério", que se celebra no mês de Agosto e que comemora a Assunção da Virgem aos céus.

As festas maiores e o Folclore
As chamadas Fiestas Mayores de La Alberca (Salamanca), Vejer de la Frontera (Cádiz), Toro (Zamora), Ondarroa (Vizcaya), Logroño e muitas outras realizam-se entre os meses de Agosto e Outubro.
O Natal fecha o ciclo festivo do ano e tem em Espanha particularidades dignas de menção, como os tradicionais presépios e os desfiles da Epifania (Reis Magos).
O folclore é a expressão dos sentimentos e dos sabores mais profundos e entranháveis do povo espanhol. Quase todas as regiões possuem um rico tesouro próprio de bailes e canções que inspiram muitos dos espectáculos públicos de carácter lírico ou coreográfico. Das mais conhecidas expressões da dança popular espanhola destacam-se a muñeira galega, as jotas aragonesas e valencianas, a sardana catalã, o zortzico basco e as sevilhanas andaluzas.

Tomatina
A Tomatina é uma das festas mais conhecidas internacionalmente da Espanha é celebrada na cidade de Buñol, em Valencia, na última quarta-feira de Agosto. A festa consiste em atirar tomates aos outros participantes.

CASAL FELIZ


DON QVIXOTE agradece!!!!

Migas no Domingo hummmmmm





Friozinho...migas com vinho... hummmmmm

O PAO NOSSO DE CADA DIA NA PRAÇA TODOS OS SÁBADOS






Todos os sábados na praça Dom Wunibaldo tem pao DON QVIXOTE, você pode encomendar