sábado, 2 de outubro de 2010

"GRANADA"



















Granada é uma cidade espanhola, capital da provincia homónima, com uma população aproximada de 270.000 habitantes no limite da cidade e de 500.000 na área metropolitana. Está situada no sopé da Serra Nevada, na confluência dos rios Genil, Darro e Beiro, a uma altitude média de 700 m. Junto a uma fértil planicie (a Vega de Granada), está rodeada por três maciços montanhosos.
Granada que significa a fruta da roma aqui no Brasil, os Zirís que no século XI trasladaram a capital de Medina Elvira para Medina Garnata, nome referente à fruta do mesmo nome que abundava naquela região.
Povoada desde o tempo dos Iberos (século VIII a.C.). Há restos de muralhas defensivas do século VI a.C.. Os romanos chamavam-na Iliberis. Forma parte do Reino Visigodo de Toledo.
Em 711, os árabes, chefiados por Tarik, submetem Iliberis. A cidade passou então a ser conhecida como Elvira ou Ilibira.
Granada representa o culminar do processo da Reconquista cristã da Península Ibérica, já que foi a última cidade a ser tomada aos mouros, pelos Reis católicos.O Conhecida por seus monumentos, como a Alhambra (Castelo Vermelho) (em árabe الحمراء) é um antigo palácio e complexo de fortificações dos monarcas islâmicos de Granada, ocupando o alto de uma colina arborizada, a sudeste da cidade.
O Albaicín ou Albayzín é um bairro de Granada de origem andaluza, entre os 700 a 800 m de altitude e numa colina vizinha à do Alhambra.

A Alhambra (em Árabe الحمراء, com o significado de "a Vermelha") localiza-se na cidade e município de Granada, na província de Granada, comunidade autónoma da Andaluzia, na Espanha, em posição dominante no alto duma elevação arborizada a sudeste da cidade.
Trata-se dum rico complexo palaciano e fortaleza (alcazar ou al-Ksar) que alojava o monarca da Dinastia Nasrida e a corte do Reino de Granada. O seu verdadeiro atractivo, como noutras obras muçulmanas da época, são os interiores, cuja decoração está no cume da arte islâmica. Esta importante atracção turística espanhola exibe os mais famosos elementos da arquitectura islâmica no país, juntamente com estruturas cristãs do século XVI e intervenções posteriores em edifícios e jardins que marcam a sua imagem tal como pode ser vista na actualidade.

2 comentários:

  1. GRANADA...TIERRA SOÑADA POR MI.....QUE GANAS TENGO DE VOSOTROS.... HACEN MUCHA FALTA POR AQUI...HAY QUE HABLAR MAS DE AQUI Y DE ALBAHICYN, SUS MIRADORES, SUS GENTES, SUS VIDAS!!!! Besos

    ResponderExcluir
  2. quero em breve ter a oportunidade de conhecer seu espaço.Já me foi recomendado...Desejo-lhes muito suesso...Chapada precisa de vcs.Abraço

    ResponderExcluir