sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LA SIESTA ESPANHOLA





O que para nós parece inconcebível, para os espanhois é a coisa mais normal do mundo. Imagine dormir por quase 1 hora depois do almoço? Que luxo heim?

Quem anda por Espanha entre as 14h e 17h encontra a maioria dos estabelecimentos comerciais de portas fechadas. A exceção são as lojas de estrangeiros principalmente árabes e orientais, que não tem esse hábito. é o momento do dia mais silencioso.

Num mundo de tanta correria será que não vale a pena viver mais devagar? Será que reduzir o ritmo durante o dia não acaba melhorando a produtividade, já que as horas trabalhadas talvez sejam mais produtivas?

Já que nós importamos tantas porcarias enlatadas e ideologias fracassadas, não seria ruim copiar a Siesta Espanhola e distribuir trabalho e descanso de um jeito mais sustentável. Até os médicos aprovam, segundo reportagem do Fantástico:

A Siesta espanhola já foi muito ameaçada pelo ritmo da vida moderna. Mas ultimamente o hábito ganhou força por recomendação dos médicos. Estudos recentes comprovam: entre 14h e 16h, o corpo humano tem uma tendência natural para dormir e isso não tem nada a ver com a comida, nem com o calor.

Uma das pesquisas, realizada na Inglaterra, concluiu que nesse horário a temperatura do corpo diminui, e o ritmo cardíaco e a pressão caem.

PALADAR




O paladar tem memória! Ou deveríamos dizer que a memória tem paladar?
Quem, de nós, não tem pelo menos uma lembrança associada ao paladar? Um momento da infância, uma ocasião especial, alguém que deixou a sua marca pelas habilidades gastronômicas, ou por todo o clima que envolvia o ritual da preparação...
O paladar envolve todos os sentidos.
A ele está ligado o olfato, pois o aroma prefacia o sabor dos alimentos.
A ele está ligada a visão, pois a aparência nos convida a saborear.
A ele está ligada a emoção do antes, durante e depois, num conjunto de fatores que compõem as nossas lembranças.
Para entender melhor, porquê o paladar esta envolto a um contexto de tanta sensibilidade,sugirimos alguns filmes abaixo. Você irá se apaixonar pela arte da gastronomia, e saborear toda a importância que envolve o alimento.
FILMES:
° Big Night
Diretor: Stanley Tucci
Produção: 1996
° Comer, Beber, Viver
Diretor: Ang Lee
Produção: 1994
° Como Água Para Chocolate
Diretor: Alfonso Arau
Produção: 1993
° A Festa De Babette
Diretor: Gabriel Axel
Produção:1987
° Tomates Verdes Fritos
Diretor: John Aunet
Produção 1991

O paladar é o sentido pelo qual distinguimos o sabor, e o órgão responsável por este sentido, é a língua, pois é nela, que se encontram as terminações nervosas, (existem algumas também na garganta), cuja especialidade é definir o paladar. Estas terminações estão na rugosidade da parte superior da língua. Cada parte da língua se responsabiliza por sentir com maior intensidade, cada um dos quatro tipos básicos de sabor:
° Doce e salgado: na ponta
° Azedo: nas bordas
° Amargo: no fundo.